segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Guardar sementes de tomate / Saving tomato seeds

DSC_0006-003

O ano foi muito fraco para o tomate (pelo menos por aqui) e está chegada a hora de arrancar os tomateiros (carregados de míldio) e guardar sementes na esperança que o ano que vem venha a ser melhor. O processo é muito fácil mas ainda assim com alguma "ciência". Tudo começa na escolha dos tomates aos quais retirar as sementes para conservar que devem ser dos melhores, maiores e cujas características mais se aproximem daquelas que pretendemos. Uma vez escolhidos cortam-se ao meio e espremem-se para dentro de um copo ou qualquer outro recipiente. Vamos obter uma mistura de sumo de tomate, sementes e alguma polpa à qual se junta um pouco de água. Agora resta-nos esperar 2-3 dias. Durante este período de tempo vai formar-se uma camada de fungos (bolor) à superfície. Estes fungos são importantes porque são os responsáveis pela destruição da capa gelatinosa que rodeia cada semente e que impede que as sementes venham a germinar. Passados esses 2-3 dias resta-nos retirar a capa de fungos da superfície (por vezes vêm sementes junto, estas sementes são normalmente sementes que não iriam germinar), verter a mistura de sementes e liquido num passador e lavar tudo muito bem. As sementes são depois postas num prato a secar (é preferível usar um prato e não uma folha de papel ou qq outro material absorvente ao qual as sementes ficariam coladas depois de secas). Depois de bem secas guardam-se em frascos de vidro bem rolhados (para q não entre humidade) identificam-se (com a variedade e o ano) e já está.

It's tomato seed saving time here at jardim com gatos. Saving tomato seeds its a good way of ensuring you have a good amount of your favourite tomato's seeds for next year. And it's so easy. You first choose a good ripe tomato (you should choose the best looking tomatos), cut it in half and squeeze it into a bowl or a glass. Add a little water and that's it. Now you only have to wait for 2-3 days. Mold will grow at the surface during this period. Don't be alarmed, this mold is actually a good thing. It will digest the jelly-like substance that contains the seeds (this, if not removed would prevent the seed from germinating). After these 2-3 days the seeds need to to be rinsed and dryed (putting them on a ceramic dish for 1-2 days should be enough). Once the seeds are dry, keep them in glass jars, with a lid on and identify them.


6 comentários:

João Inácio disse...

Sim, é este o processo, mas quando forma o bolor é meio nojento...rsrsrsr. Boa dica de se não se usar papel. Quando deitava as sementes de tomate em papel, depois tinha que arrancá-las com uma pinça, realmente, nada prático...

Aqui no sul do Brasil tivemos uma seca homérica, que começou em outubro do ano passado! Geadas em março, abril, maio muito quente, junho extremamente frio (a primeira vez em dez anos que tive gelo em minha sacada, no 3.º andar!), julho frio tb, tudo isso muito seco. Agosto, que para nós deveria ser um dos meses mais frios teve temperatura de auge de verão all the time, sem uma gota de chuva. E, aguardem por notícias de grandes inundações, no Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, a quantidade de chuva que vem caindo é assustadora!

Consegui a proeza de colher quase três quilos de tomate cereja de um único pé neste ano ingrato. Em compensação, abóboras, couves e até salsinha não vingaram... E os tomateiros para o próximo verão, com toda esta água e vento, já estão a murchar. Terei de replantá-los. Definitivamente, não foi um bom ano em lugar algum...

Abraços!

Anónimo disse...

Já tinha saudades deste blogue! Saúdo o seu regresso!

Anónimo disse...

Uau!!! que felicidade vê-lo de volta!!! tem gente que te adora aqui do outro lado do oceano sabia?? Vê se não some de novo tá??

Griseu disse...

O que eu aprendo contigo... Bjinhos com saudades

Maria Tereza Estrabon Falabella disse...

Olá`

Este processo com as sementes vale para todas elas?
Por ex: sementes de flores?
Gosto de flores e só tenho espaço para vasos. Nem uma isquinha de chão, de terra. Se pudesse plantaria árvores, mas não dá então vamos com flores.
Prefiro as mais simples e singelas que não sofrem com qualquer coisa e tem força para sobreviver.
Abraço
Maria Tereza

gintoino disse...

Maria Tereza, isto serve apenas para as sementes de tomate. Para outras sementes há outros processos.