sábado, 11 de abril de 2009

Novas sementes /New seeds

dsc_0005-12

As sementes da "Colher para semear" já chegaram (na realidade chegaram há umas semanas mas eu esqueci-me de vos dizer). Enviaram-me sementes de Grão de bico preto (na foto), Feijão Branco de trepar, Feijão Frade miúdo cara preta , Melão pele de sapo, Abóbora verde bexigosa e Pastinacas. De fora ficaram muitas outras que gostaria de receber, mas o limite era de 6 variedades apenas. Para o ano poderei escolher outras.

I finally got the seeds from "Colher para Semear" (actually I got them a few weeks ago, but forgot to mention it). I received the following seeds, Black chick pea (pictured above), Winter squash Verde bexigosa (green warted), Cow peas miudo cara preta (little black face), Melon Pele de sapo (toad skin), White pole bean, and Parsnips. They had a lot of other seeds I would like to receive but I could only get 6. Next year I will get to choose different ones.

dsc_0006-13

Ainda é demasiado cedo para a maioria destas semente ir para a terra (são todas sementes que gostam de tempo quente para germinar e crescer) Por isso por agora as únicas semeadas foram as pastinacas. Este é um vegetal sobre o qual sempre tive muita curiosidade. Confesso que nunca comi mas tenho muita curiosidade, tudo o que tenho lido é muito abonatório. Em teoria deviam ser semeadas directamente na terra, mas como a minha experiência com sementeiras directas não tem sido boa ("por vias" dos caracóis que devoram tudo) optei por semeá-las em rolos de papel higiénico para depois transplantar para a horta. Esse vai ser outro problema já que a terra da horta é muito pedregosa e provavelmente não conseguirei raízes direitas, bonitinhas como se vê nas fotografias. Logo se vê, por agora já fico contente se germinarem (as sementes de pastinaca não germinam facilmente)

Its still not warm enough to most of them so I only sowed the parsnips. Its my first time with parsnip seeds (in fact I never even ate one but everything I eared and read was tempting). From what I read they should be direct sowed but since my direct sowing hasn't been very successful (mainly because snails eat every thing) I decided to sow the in toilet paper rolls and when they are big enough transplant them to the garden. I probably will not have very nice parsnips because my soil has too many rocks, but as long as they are tasty I really don't mind if they are crocked.

10 comentários:

Sandra disse...

Parsnips are good. I like them cooked in soups especially. Good luck with them. I've never grown them, just bought them at a store. Homegrown ought to be better!

chaiselongue disse...

Parsnips taste lovely! They're quite sweet and are very good roasted, so that the outside goes brown, crisp and caramelised, or mashed with carrots and butter. I'm trying to grow them for the first time this year, but I don't know how well they will do. We can't buy them here, but we used to eat them a lot in Wales and I'm afraid they may not like a dry climate. Good luck with yours!

Ana Ramon disse...

Ainda volto aqui para te propôr mais um desafio: Um amigo que cresceu no Alentejo, falava-me de um melão que havia quando era miúdo e que tinha o nome de "melão banana" por ser descascado como as bananas.Há muito tempo conseguiu arranjar-me sementes esquecidas na casa dos pais mas como teriam mais de 15 anos, nenhuma delas germinou. Conheces o melão de que te falo? Consegues obter mais informações sobre ele só a partir do que aqui digo?

Woodland Fay disse...

Parsnips such an exotic vegetable in France, not sure about where you are, but a great blog in any language. Thanks for your kind comments, regards Fay

gintoino disse...

Sande, so I've eared. I can't wait to try them.

chaiselong, I also fear that, but I know they are grown up north in my country, so...cross fingers.

Ana, mandei-te um mail sobre o assunto.

Woodland Fay, thank you for your comment. I'm in Portugal.

Benó disse...

Os caracois, meu amigo, são realmente um inimigo do nosso jardim. Pela minha parte, tenho que ter muita atenção aos amarilis pois é um banquete para eles os seus caules carnudos e suculentos.
Um abraço.

Mar.garida disse...

Olá, tens o prémio a receber no meu blog.
beijinhos e continuação de boas postagens ;)

Mad disse...

Olá! O teu blog é fantástico.
Tenho o mesmo problema com os caracóis, e gostava de saber de algum truque caseiro para o resolver - tenho 2 cães e por isso não quero usar químicos. O truque da cerveja funciona?

gintoino disse...

Benó, por aqui este ano foram as iris...tanta flor comida :-(

Mar.garida, tenho de ir lá ver :-)

Mad, obrigado :-) Bem vinda ao blog e obrigado pelos comentários. O truque da cerveja, na minha opinião não funciona...

Fátima disse...

Olá!
Por causa dos caracóis, passei a germinar as sementes numa caixa plástica (tipo tupperware) em toalhas de papel húmidas e só as passo para a terra depois de terem duas ou 3 folhinhas desenvolvidas.
Cerco-as com cinza e um círculo de sal sobre plástico e os caracóis não passam. Quando chove é que é o problema ...